Seu DNA pode acabar na cena de um crime?

Seu DNA pode acabar na cena de um crime?

SÃO PAULO – Cientistas criaram sangue contendo DNA de indivíduo sem que este fornecesse uma gota sequer de amostra.

Utilizando a técnica de multiplicação do genoma total, a empresa israelense Nucleix, com sede em Tel Aviv, alega que também seria possível criar saliva e outras partes de tecido humano com material genético de um indivíduo a partir de uma única célula de seu corpo.

“Isso entra para a glória e desgraça da ciência forense do DNA”, diz Claudemir Rodrigues Dias Filho, perito criminal da Polícia Cientifica de São Paulo (Instituto de Criminalística). “Na maioria dos casos, toda a amostra de DNA encontrada em cenas de crime é exígua e, se existe uma técnica capaz de fazer quantas cópias eu quiser, isso me possibilita realizar uma série de exames”, explica. “O lado ruim é justamente esse divulgado na pesquisa: alguém pode pegar uma única célula nucleada de um indivíduo, fazer cópias desse genoma e implantar em uma cena criminal”, diz Dias Filho.

A Nucleix divulgou a descoberta na Forensic Science International: Genetics. A notícia repercutiu em diversos meios e até o The New York Times publicou reportagem sobre os perigos de falsificação de uma cena de crime por pessoas que dominem esta técnica.

O susto dos que imaginaram evidências sendo adulteradas por qualquer um, aparentemente, é compreensível. Ao longo dos últimos anos, as provas envolvendo DNA se tornaram cada vez mais comuns em julgamentos. “Elas são bastante usadas, mas como não é uma técnica barata para o Brasil, muitas vezes outras provas acabam resolvendo o caso” explica o perito. Segundo ele, no estado de São Paulo, o exame de DNA aparece com bastante freqüência em dois casos: na identificação de corpos (de acidentes, por exemplo) e, principalmente, em crimes sexuais.

Original em: http://info.abril.com.br/

Por Paula Rothman, de INFO Online
Quinta-feira, 20 de agosto de 2009 – 09h37Seu DNA pode acabar na cena de um crime?, 5.0 out of 5 based on 1 rating

2 comments to Seu DNA pode acabar na cena de um crime?

  • SI   ESSA  PESSOAS FALSIFICAREM  ( DNA )  MSM   ISSO  VAI  FIK   DIFICIL  DOS PERITOS DESCOBRIREM A CENA DO CRIME ,  MAS  SI  CONSIGUI    FALSIFICAR    PASSA   DICA   AEW ,  Q    E´   NOS  Q MANDA    NA PARADA   TALIGADO

    GD Star Rating
    loading...
  • Mateus Lucas Falco

    Eu acredito que a perícia criminal e a justiça, não tem com o que se preocupar com essa divulgação, muito menos a população. Primeiro, a empresa(Nucleix) esta divulgando a identificação de DNA feita por eles (“DNA Authentication”), é apenas uma jogada de marketing. Segundo, nenhuma pessoa comum terá a possibilidade de modificar uma cena de crime, sendo que os métodos utilizados são caros, apenas laboratórios poderiam modificar-la, além do mais existe a proteção do local do crime. Acho improvável tal situação acontecer repetitivamente.

    GD Star Rating
    loading...

Leave a Reply