Dentes arrancados do jovem César Ferreira eram saudáveis

Análise preliminar do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Civil aponta que o estudante César Oliveira Ferreira, 17 anos, tinha dentes saudáveis. É o que revelou ao Correio o delegado-chefe da 5ª Delegacia de Polícia, Laércio Rosseto, que investiga o caso. A conclusão leva em conta as informações dos prontuários médicos do rapaz entregues ao IC na quarta-feira. No mesmo dia, os peritos examinaram César para reunir mais informações que esclareçam a conduta do cirurgião-dentista Wilson Oliveira Santos, que arrancou todos os dentes do jovem em 24 de setembro. A família diz que apenas dois deveriam ser extraídos.

O delegado Rosseto requisitou ao Hospital Regional da Asa Norte que entregue, ainda hoje, todos os dentes extraídos do rapaz - (Daniel Ferreira/CB/D.A Press)

O delegado Rosseto requisitou ao Hospital Regional da Asa Norte que entregue, ainda hoje, todos os dentes extraídos do rapaz

O delegado requisitou ao Hran que entregue todos os dentes do rapaz no prazo máximo de 24 horas. “Tenho certeza de que ele tinha dente saudável. É como se eles fossem um órgão desse rapaz. Quero-os nas minhas mãos o quanto antes”, disse. Os laudos sobre o caso estão sendo elaborados pelo diretor do Instituto de Medicina Legal, Malthus Fonseca Galvão, e devem ser concluídos na próxima segunda-feira.
Pelo menos sete pessoas foram ouvidas na 5ª DP. O delegado não revelou o nome delas. Disse apenas que são integrantes da equipe que atendeu o estudante em 24 de setembro ou que tiveram contato com o rapaz antes, durante e depois do procedimento cirúrgico. São cirurgiões-dentistas, enfermeiros, um anestesista, estagiários e auxiliares de enfermagem. Os depoimentos começaram à tarde e só terminaram às 21h30.

Duas cirurgiãs-dentistas foram as primeiras a deixar a delegacia por volta das 16h. Elas não quiseram dar entrevista. No fim da tarde, outra mulher saiu apressada. Confirmou ter prestado esclarecimentos sobre o caso, mas que não daria entrevista “porque não é hora de falar”. No entanto, o principal depoimento é o do cirurgião Wilson Santos. “Não marquei data, mas ele sabe que tem que comparecer à delegacia. Fiz o primeiro contato hoje (ontem). Estou tratando o caso com urbanidade, mas se for preciso ser coercitivo, eu serei”, afirmou Rosseto.

O pedido do delegado para que a diretoria do Hran entregue os dentes do rapaz chegou à mesa do novo diretor do hospital, João Luiz Arantes (veja matéria ao lado), no início da noite de ontem. De acordo com João Arantes, o Coordenador da Odontologia do hospital, Samuel Junqueira, garantiu que os dentes do rapaz estão com o cirurgião Wilson Oliveira. “Vou informar essa questão ao delegado bem cedo. Estamos à disposição da polícia para ajudar no que for preciso. Como assumi o cargo hoje, não posso dizer o que aconteceu. Mas os integrantes da nossa comissão já reuniram os documentos e vamos esclarecer isso o mais rápido possível”, garantiu.

César, com os pais: %u201CParece que eu vou ter meus dentinhos de novo%u201D - (Reprodução de Tv/Tv Brasília)

César, com os pais: "Parece que eu vou ter meus dentinhos de novo"

Esperança
A família do estudante está otimista. Na noite de ontem, ele conversou com a reportagem por telefone. Contou que foi à
escola visitar os colegas. “Meus amigos perguntaram como estou. Disse que estou bem. Parece que eu vou ter meus dentinhos de novo. É esperar para ver o que vai acontecer”, disse o rapaz, antes de passar o telefone para a mãe.

Maria Aldenora Oliveira, mãe de César, está mais tranquila após receber garantias de que o filho terá o melhor tratamento. “O astral dele está melhor. Ele está mais feliz. E isso é o que mais importa para mim”, comentou. Ela contou da surpresa em ver o governador José Roberto Arruda bater à sua porta na manhã de ontem. “Ele chegou de repente. Garantiu que o César terá tudo de bom e de melhor”, disse.

O governador comentou a visita à família e a posse do novo diretor do Hran durante entrega de ambulâncias na unidade de saúde. “Fiz uma visita, mais de soliedariedade. É uma família muito boa, pessoas muito humildes, trabalhadoras. Acredito que, no plano espiritual, uma criança especial é sempre colocada aos cuidados de uma mãe especial. Fiquei muito emocionado com o depoimento da mãe do menino”, disse. Segundo o governador, o Estado é responsável por reparar o dano feito, “custe o que custar”, e também é responsável por investigar o caso e punir exemplarmente todos os responsáveis, sejam eles quem forem.”

Tristeza

Na tarde de ontem, o Correio conversou por telefone com a mulher do cirurgião-dentista. Ela pediu que seu nome não fosse publicado. Em tom de desabafo, disse que a família está muito abalada com tudo isso e, principalmente, pela forma como o caso tem sido tratado por alguns meios de comunicação. “Só estão vendo um lado dessa história. Meu marido não é esse um monstro. É o melhor homem que eu conheço, bondoso, caridoso e quem o conhece sabe disso.”

Segundo a mulher de Wilson Oliveira, ele está muito triste com tudo isso e tem se consultado com psiquiatra para suportar o julgamento a que está sendo vítima. “Ele não tem condições de dar entrevista. Está muito assustado com a imprensa. Mas, no momento certo, e nas instâncias certas, vamos esclarecer tudo isso”, encerrou. O cirurgião providenciou um advogado e deve comparecer à delegacia nos próximos dias.

Na segunda-feira, o Conselho Regional de Odontologia vai coordenar uma reunião com profissionais de diferentes áreas para discutir qual o melhor tratamento para o estudante. O presidente da entidade, Júlio Cesar, adiantou que todos os exames de risco de cirurgia terão de ser feitos, além de radiografias para descobrir se o rapaz ainda está em fase de crescimento. “Os pais dele vão participar dessa reunião. Vamos dar todo o atendimento necessário para reparar esse dano”, assegurou.

Outra meta do CRO é concluir o processo ético aberto na última segunda-feira em seis meses, no máximo. “Teremos de ouvir o médico, os colegas que trabalharam com ele no dia, o profissional que fazia o acompanhamento do estudante, enfim, vamos avaliar tudo criteriosamente para esclarecer o que houve”, disse.

João Luiz Arantes foi o escolhido para assumir o comando do Hran - (Daniel Ferreira/CB/D.A Press)

João Luiz Arantes foi o escolhido para assumir o comando do Hran

Em meio à polêmica cirurgia que ganhou repercussão nacional, o governador José Roberto Arruda surpreendeu, ontem, ao exonerar o diretor do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), Adalberto Amorim. O médico e gestor público João Luiz Arantes foi o escolhido para assumir o posto. O secretário de Saúde, Augusto Carvalho, negou que a troca no comando da unidade tenha ocorrido em função do escândalo. Mas o fato é que, todas as vezes em que João Arantes assumiu um hospital do DF, a unidade de saúde passava por crise.

Foi o caso do Hospital Regional do Gama. Depois de uma auditoria interna em hospitais da rede pública, constatou-se que na unidade do Gama as consultas da cardiologia eram marcadas apenas uma vez por mês, no próprio local, o que gerava uma fila de cerca de 500 pessoas. O número de atestados médicos apresentados por servidores também era considerado alto. Depois, vieram os hospitais de Taguatinga e Ceilândia, que, segundo apontou a auditoria, tinha problemas com descumprimento de horário dos servidores

Atualmente, João Luiz ocupava o cargo de subsecretário de recursos humanos. Ao Correio, ele também negou qualquer relação entre a crise e a troca do posto. “O doutor Adalberto Amorim vinha realizando um belíssimo trabalho. Ele tinha pedido para sair já faz um tempo”, garantiu. Segundo João Arantes, sua meta à frente do Hran é reduzir o tempo de permanência dos pacientes no leito e, assim, dminuir as filas no Pronto Socorro. “Temos outros três pontos importantes: melhorar o acolhimento aos pacientes, otimizar recursos humanos e desenvolver uma política forte de valorização e auto-estima dos servidores”, citou.

Original em: http://www.correiobraziliense.com.br

22 comments to Dentes arrancados do jovem César Ferreira eram saudáveis

  • Yes! Finally someone writes about ps4 games.

    GD Star Rating
    loading...
  • Hello to all, it’s genuinely a nice for me to pay a visit
    this website, it consists of priceless Information.

    GD Star Rating
    loading...
  • Have you ever thought about adding a little bit more than just your articles?
    I mean, what you say is fundamental and all. Nevertheless think of if you added some great graphics or videos to give your posts more,
    “pop”! Your content is excellent but with images and video clips,
    this blog could certainly be one of the best in its niche.
    Wonderful blog!

    GD Star Rating
    loading...
  • Harrytuh

    sql interview questions
    sql interview questions and answers
    sql interview questions pdf
    sql interview questions for qa
    sql interview questions amazon
    sql interview questions 2019
    sql interview questions advanced
    sql interview questions facebook
    sql interview questions reddit
    https://mikewhellans.com/sql-interview-questions/
    sql interview questions data engineer
    sql interview questions difficult
    sql interview questions data analyst
    sql interview questions developer
    sql interview questions deloitte
    sql interview questions ddl dml
    sql interview questions download
    sql interview questions examples
    sql interview questions employee table
    sql interview questions ey
    sql interview questions experienced pdf
    sql interview questions etl
    sql interview questions expedia
    sql interview questions for experienced professionals
    sql interview questions in amazon

    GD Star Rating
    loading...
  • BernardNet

    tarot card reading
    tarot reading
    tarot card meanings
    tarot card meanings list
    love tarot reading
    tarot card meanings pdf
    tarot cards reading
    one card tarot reading
    how to do a tarot reading
    tarot card reading near me

    https://ericsundwall.com/tarot-card-reading-and-meanings/

    tarot card reading free
    tarot card reading meaning
    tarot card readings online
    tarot card reading love
    tarot card reading austin
    tarot card reading youtube
    tarot card reading nyc
    tarot card reading layout
    tarot card reading how to
    tarot card reading lotus
    tarot card reading accuracy
    tarot card reading aries
    tarot card reading accurate
    tarot card reading austin texas
    tarot card reading about love
    tarot card reading astrology
    tarot card reading aquarius
    tarot card reading a sin
    a psychic card reading
    a free tarot card reading
    pick a tarot card reading
    is a tarot card reading accurate
    do a tarot card reading
    how a tarot card reading works
    how does a tarot card reading work
    the aeon tarot card reading
    what does a tarot card reading tell you
    the moon tarot card reading
    tarot card reading boston
    tarot card reading book
    tarot card reading baltimore
    tarot card reading basics
    tarot card reading business
    tarot card reading brooklyn
    tarot card reading bible
    tarot card reading boulder
    tarot card reading bad
    tarot card reading birthday
    tarot card reading chicago
    tarot card reading cost
    tarot card reading columbus ohio
    tarot card reading classes near me
    tarot card reading capricorn
    tarot card reading career
    tarot card reading charlotte nc
    tarot card reading cloth
    tarot card reading celtic cross
    tarot card reading dc
    tarot card reading dallas
    tarot card reading daily
    tarot card reading decans
    tarot card reading diy
    tarot card reading description
    tarot card reading dayton ohio
    tarot card reading death
    d&d tarot card reading
    tarot card reading el paso
    tarot card reading el paso tx
    tarot card reading eva
    tarot card reading experience
    tarot card reading explained
    tarot card reading evil
    tarot card reading example
    tarot card reading eau claire wi

    GD Star Rating
    loading...
  • catia

    eu acho que o doutor deveria pensar em outra profissão.

    GD Star Rating
    loading...
  • catia

    eu acho que esse dentista nao tem condições de exercer esse cargo uma vez que agiu assim com um ser humano e se aproveitou do fato dele ser especial.

    GD Star Rating
    loading...
  • adriana

    Eu sou a cirurgião dentista q trabalho com o Dr Wilson no mesmo consultório a 5 anos. Posso dizer com toda a certeza absoluta q Dr wilson n é profissionalzinho e q ele tratava de pacientes especiais há mais de 15 anos no HRAN.
    Há varios procedimentos no hospital de q n tenho acesso, assisti a poucas cirurgias no centro cirurgico onde ele estava no comando, e acreditem ele tratava os pacientes com o maior respeito . Acredito q tudo isso foi uma fatalidade e q está sendo retratada pela mídia de forma avassaladora e injusta.Dr Wilson n foi se explicar n por covardia , é de natureza dele ser calmo e cauteloso, acredito estar muito assustado e resguardando sua inte4gridade fisica , ja q a moral e psicológica foram derrotadas.Quero q todos fiquem atentos a tudo q leem , pois tudo de certa forma é manipulado
    , os dentes ele jamais guardaria pq são jogados fora no hospital , ou se estiverem “bons” como vcs entendem,e corrigindo um dente pode n ter cárie ou “bom”mas ser condenado periodontalmente ,ou seja ,por falta de suporte osseo.Ele jamais guardaria dentes, e se guardasse , isso n é crime pois todos nós guardamos de certa forma alguns q serviriam de estudo pra nossos colegas q estão em curso de odontologia no sentido de estudo….Por FAVOR CUIDADO COM A MIDIA, SÃO MANIPULADORES DE OPINIÃO…SEI Q DE QQER FORMA TUDO ISSO VAI SER ESCLARECIDO. E respondendo a pergunta da colega DR Wilson se formou na UNB, e faz muitos trabalhos voluntários, até pagar conta de pessoas sem condições ele já pagou..e tb muito religioso, portanto quem nunca errou q atire a primeira pedra..obrigada pela atenção.

    GD Star Rating
    loading...
  • SHEILA PIERRE

    As autoridades acreditam que só o fato de devolver os dentes ao rapaz estará resolvido?? E se isso acontecesse com um filho de um promotor? ou de pessoas com poder aquisitivo alto, será que aceitaria fácil assim?

    GD Star Rating
    loading...
  • SHEILA PIERRE

    Ele pode até ser bom marido,mas é um péssimo profissional da área da saúde. Agora tem vergonha de aparecer perante a mídia e a vida do rapaz isso não conta???? Onde está a ética que esse “profissional” diz ter aprendido??? Qual faculdade ele diz ter tirado o diploma? ou mesmo ter comprado??? Se ele levou os dentes pra casa é por que no mínimo esse profissionalzinho sabia que ele tinha feito merda, ou mesmo se aproveitou por ser o paciente um deficiente e de família pobre. Como o que dói mais nesse povo é o bolso, ter o dentes de volta seria o mínimo além da cadeia, perderia o título e ainda colocava ele pra pagar um bom dinheiro até o fim da vida.

    GD Star Rating
    loading...

Leave a Reply