Policiais potiguares concluem curso em El Salvador

O delegado da Polícia Civil Raimundo Rolim e o tenente da Polícia Militar Mário Anderson retornaram neste final de semana a Natal depois de passarem 45 dias em El Salvador, país da América Central, participando de um curso internacional de gestão policial promovido pelo governo norte-americano. O foco do curso foi o combate aos crimes transnacionais nas Américas como o tráfico de drogas, de armas e de pessoas, além crimes financeiros e cibernéticos.

Participaram do curso 36 policiais de sete países: Brasil, Chile, Argentina, Paraguai, Peru, El Salvador e Estados Unidos. Segundo Raimundo Rolim, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos ficou encarregado de ministrar o curso mobilizando especialistas de diversos setores como FBI, CIA, DEA, ATF, ICE, Serviço Secreto, Departamento de Tesouro, entre outros. A delegação brasileira contava com três delegados e três policiais militares.

“O curso foi muito intenso. Foram ministradas disciplinas específicas de combate a crimes transnacionais, além de inteligência, contra-inteligência, crimes cibernéticos, crimes financeiros, moeda falsa, anti-gangues, direitos humanos, gerenciamento policial, entre outros. O curso começava às 5h e se estendia até as 18h”, disse.

A partir de agora, os dois policiais potiguares vão servir de agentes multiplicadores. O secretário da Segurança Pública e da Defesa Social, Agripino Oliveira Neto, explicou que a qualificação profissional é uma das prioridades da Sesed. Este ano foram realizados cursos em diversas áreas: abordagem, tiro, gerenciamento de crise, direitos humanos, local de crime, policiamento ambiental, policiamento turístico, policiamento em área rural, primeiros socorros, direção de veículos de emergência, entre outros ministrados a policiais civis e militares.

Original em: http://tribunadonorte.com.br

Leave a Reply