Aprovados na primeira fase serão chamados em abril

Demais candidatos deverão ser chamados somente em 2011, em função do período eleitoral

Aprovados na primeira fase do concurso público serão chamados em abril; os demais, só em 2011

A lista com os candidatos aprovados na primeira fase do concurso público do Estado, realizada no último domingo (31), deverá ser divulgada no início do mês de março. E as convocações estão previstas para acontecer em abril, segundo informações da Secretaria de Estado de Administração. Em torno de 60 mil pessoas disputaram as vagas de nível fundamental.

A justificativa está relacionada ao fato de que o Edital 4 (da área de Educação) precisa ser homologado, para que então os aprovados sejam chamados. De acordo com SAD, deverão ser convocados, em 2010, aproximadamente seis mil candidatos, entre os que concorrem aos cargos que possuem apenas uma fase.

Os cargos que possuem mais de uma fase deverão ser chamados somente em 2011, em função do período eleitoral. São cargos que estão ligados à Segurança Pública, entre eles soldado da Polícia Militar, delegado, investigador, escrivão da Polícia Civil e perito criminal.

Os aprovados nas demais fases serão divulgados conforme forem sendo aplicados os exames. As provas para preenchimento dos cargos de nível médio serão realizadas no dia 21 de fevereiro. Já as provas de nível superior serão aplicadas em 21 de março.

O concurso foi dividido em três etapas, após ter sido cancelado em função de fraudes nas provas, descobertas pela Polícia e pelo Ministério Público Estadual, em novembro do ano passado. Vale destacar que mais de 274 mil pessoas foram inscritas no concurso, considerado o maior já realizado em Mato Grosso.

Primeira fase

Os candidatos aos cargos de nível fundamental realizaram as provas no último domingo (31). Em todo o Estado, foram 16 pólos, com 162 locais de provas e mais de 60 mil pessoas.

A prova ocorreu com tranquilidade e dentro das expectativas do Comitê de Acompanhamento do Concurso, com uma abstinência de 19% dos inscritos, que somavam 75 mil.

Na primeira fase, foram aplicados quatro cadernos de provas distintos. Na fase de nível médio serão 19 cadernos e nível superior, 119 cadernos. As provas foram elaboradas por professores da Unemat, em uma sala-forte com câmeras de segurança em Cuiabá, com apoio de professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e impressas em São Paulo.

Uma grande estrutura de segurança foi montada na primeira fase, que deverá ser estendida às demais etapas, mas com algumas alterações em função do número de candidatos que irão participar. Para segunda fase foram inscritos 132 mil candidatos, e para terceira, em torno de 67 mil.

Foram convocados para trabalhar, na primeira etapa, 1.076 policiais militares, 256 policiais civis, 89 bombeiros e 200 servidores estaduais. Somente nos locais de provas, foram distribuídos 466 policiais militares. Atuaram ainda 8.138 fiscais, sendo que 4 mil estiveram em Cuiabá.

Original em: http://www.midianews.com.br

Leave a Reply