Governo AC empossa quatro novos peritos criminais

Ingresso dos profissionais faz parte do pacote lançado pelo Governo, em setembro do ano passado, para fortalecer a parte científica da polícia

Mais quatro peritos criminais tomaram posse nesta segunda-feira, 24, para reforçar a área de pesquisa científica da Polícia Civil. São peritos especializados em bioquímica, química e engenharia elétrica.

A posse dos novos peritos ocorreu na sede do Departamento de Polícia Técnico-Cientifica (DPTC) e contou com a presença do diretor-geral da Polícia Civil, Emylson Farias, do corregedor-geral, André Monteiro, do gerente do DPTC, Jessélio Advincola, do diretor do IML, Ruy Charles, e do gerente do Instituto de Criminalística, Arynaldo Oliveira.

O ingresso dos novos peritos faz parte do pacote lançado pelo Governo, em setembro do ano passado, para fortalecer a parte científica dos trabalhos do DPTC. Em sete meses, o Governo contratou 14 profissionais da área, cinco dos quais estão em Sena Madureira, Brasileia e Cruzeiro do Sul, onde havia deficiência de mão-de-obra qualificada. Cruzeiro do Sul, por exemplo, tinha apenas um perito.

Para o gerente-geral do Departamento de Polícia Técnico-Cientifica (DPTC), Jessélio Advincola, o Governo pretende contratar mais seis peritos, que estão com o curso de formação concluído. “A proposta é ampliar cada vez mais as ações, da perícia técnica em todo o Estado”, destacou.

Para o diretor Emylson Farias, a contração dos novos peritos vai desafogar a demanda das perícias, além de melhorar a qualidade dos serviços periciais. “Isso mostra mais uma vez o esforço do Governo de dotar as instituições de mão-de-obra qualificada e com isso ampliar e melhorar a prestação de serviço ao cidadão. Os investimentos no setor vão possibilitar alcançarmos o sonho de ter aqui no Estado laboratórios de DNA, toxicologia, química, balística e documentoscopia”, destacou.
“Ingressamos em uma área técnico-cientifica da Polícia Civil do Acre para somarmos. Percebemos que o Estado tem investido de forma substancial, por isso temos o compromisso de atendermos bem a população”, disse o perito criminal Leonardo Kasakoff, especialista em química. Os demais empossados são Bruno Lustoza (engenharia elétrica), Giulliano Cezarotto (bioquímico) e Evis da Silva.

Original em: http://www.agencia.ac.gov.br

Leave a Reply