Acadepol capacita policiais civis em técnicas de investigação

A Academia da Polícia Civil do Pará realizará a partir dessa segunda-feira (7), o Curso de Capacitação de Policiais Civis em Técnicas de Investigação Policial Moderna. As aulas serão realizadas na sede da instituição, nas dependências do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), em Marituba, município da Região Metropolitana de Belém.

O curso é voltado a policiais civis. Serão ofertadas 60 vagas, divididas em duas turmas. A primeira turma terá aulas de 7 a 18 de junho, e a segunda participará de 21 de junho a 2 de julho deste ano. O objetivo é capacitar e atualizar os policiais civis em técnicas e tecnologias utilizadas na investigação policial moderna.

Durante o curso, os policiais civis receberão conhecimentos relativos aos conceitos e princípios que norteiam a investigação policial moderna, além de treinamentos de habilidades. “Queremos qualificar os policiais para atuação em investigações policiais com uso de técnicas operacionais e científicas, de metodologia profissional, levando em consideração os princípios morais e éticos, com respeito às normas jurídicas e aos direitos humanos, fundamentais na investigação policial”, enfatizou o delegado Pedro Paulo Sousa, diretor da Acadepol.

Conforme ele, a promoção da capacitação continuada dos recursos humanos da Polícia Civil do Pará, a apresentação aos alunos policiais das novas tecnologias que podem ser utilizadas na elucidação de crimes, o desenvolvimento do espírito de equipe e a melhoria das relações interpessoais dos servidores, por meio da convivência acadêmica, também fazem parte das metas do curso.

Metodologia – Pedro Sousa explica que a metodologia educacional a ser usada no curso é a modalidade presencial, o que proporciona um ensino voltado ao desenvolvimento de competências e habilidades específicas e especializadas do saber, promovendo a aprendizagem com a reconstrução do conhecimento, da análise crítica e reflexiva das ações e posicionamentos assumidos durante a prática policial. Para tanto, ressalta, é essencial o domínio de conhecimentos teóricos, práticos e instrumentais, para que os profissionais sejam capacitados ao exercício das funções.

No decorrer do curso, os servidores terão aulas expositivas com discussão de tema apresentado; exibição e discussão de filmes e documentários; aulas práticas no laboratório de informática e internet; estudo de casos e exercícios em grupos em ambiente externo, com utilização de técnicas operacionais de investigação do conteúdo programático.

Entre as disciplinas abordadas estão o conceito de investigação policial; o local de crime; os métodos aplicados na investigação policial e personagens da investigação. As inscrições deverão ser efetivadas com o preenchimento de uma ficha de matrícula, que deverá ser entregue na Seção de Seleção da DEN (Diretoria de Ensino) da Acadepol, com a respectiva autorização da chefia imediata. Mais informações pelo e-mail academia@policiacivil.pa.gov.br.

Original em: http://www.agenciapara.com.br

53 comments to Acadepol capacita policiais civis em técnicas de investigação

Leave a Reply