Arquivo

outubro 2010
S T Q Q S S D
« set   nov »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Perita do TO treinada pelo FBI se destaca em outros estados

Genética Forense e Crimes Sexuais. Esse é o tema de uma palestra que a Perita tocantinense, Patrícia Bonilha de Toledo Piza ministra neste domingo, 10, no XII Congresso Brasileiro de Biomedicina, em Recife. O evento acontece no Centro de Convenções de Pernambuco até dia 12. O público-alvo é composto por técnicos da área da saúde, como médicos, biomédicos e acadêmicos dessas áreas interessados em conhecer as metodologias e ferramentas disponíveis para se analisar geneticamente, amostras biológicas vinculadas aos crimes sexuais envolvendo vítimas de ambos os sexos e de idades variadas.

Para o superintendente da Polícia Técnico-Científica do Estado, José Ivan Farias de Oliveira, a perícia tocantinense vive um momento ímpar. “Nunca os profissionais da criminalística tiveram um reconhecimento tão grande pelo excelente trabalho que executam”. Para José Ivan, os convites que peritos tocantinenses vêm recebendo para proferir palestras em outros estados, é fruto do reconhecimento ao êxito do trabalho silencioso desenvolvido pelos peritos tocantinenses, que em grande parte, buscam melhor qualificação com recursos próprios.

Especialista em Genética Forense e em Saúde Pública e mestrando em Genética Humana, a perita Patrícia Bonilha já tem agendada para novembro, uma nova palestra. Desta vez, a convite do Estado do Piauí, ela vai participar do I Congresso Interdisciplinar da Faculdade Aliança, cujo tema será: Biologia Molecular – A narrativa de um crime sob o enfoque pericial. O tema é semelhante ao que, há pouco tempo, a perita criminal proferiu no Congresso Brasileiro de Biomedicina, em Belém, no Pará.

Além de perita criminal, chefe do Laboratório de Genética Forense do Estado (DNA), Patrícia Bonilha de Toledo Pizza tem curso ministrado pelo FBI sobre Administração de Bancos de Dados de Perfis Genético (Codis), é professora universitária na área de Biomedicina, Genética Humana e Gestão de Controle de Qualidade em Análises Clínicas.

Outro destaque
No mês de setembro o perito criminal também do Tocantins, Sebastião dos Reis Xandó, que foi convidado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e pela Associação Brasileira de Criminalística (ABC), ministrou palestra no III Seminário Nacional de DNA e Laboratórios Forenses realizado na UNB em Brasília. O tema foi “Os Novos Rumos da Metrologia Aplicados à Toxicologia e Química Forense”. (Por Gilvan Nolêto)

Original em: http://www.ogirassol.com.br

Leave a Reply