IC constata defeito em freio de ônibus da VIBA

O Instituto de Criminalística de Americana constatou defeito mecânico no sistema de freios do ônibus da Viba (Viação Barbarense), que se envolveu no acidente na última terça-feira, na avenida de Cillo, em Santa Bárbara d´Oeste. Duas pessoas morreram e seis ficaram feridas no acidente com o ônibus.

Os peritos do Instituto de Criminalística realizaram durante todo o dia de ontem novos testes no sistema de freios e pneus do veículo, recolhido na garagem da Viba.

O perito chefe de Americana, Edvaldo Messias de Barros, realizou várias análises na parte mecânica do ônibus e desmontou peças. Ele deve concluir a perícia com pequenos testes que faltaram hoje ou na próxima segunda-feira.

Segundo a Polícia Técnica, foram desmontados o sistema de freios e rodas para detectar anomalias. “Foi detectado na válvula renô, que controla a pressão do ar do sistema de freios, uma anomalia. Vazava ar”, disse.

O problema mecânico foi verificado durante a perícia de ontem. O trabalho pericial já dura dois dias. Messias acrescentou que o sistema de freios já foi vistoriado, assim como as rodas e lona para ver o desgaste dos pneus.

Foram realizados ainda testes na parte da cuíca das rodas e coletados dados que serão analisados e confrontados com documentos no Instituto de Criminalística para ser elaborada uma conclusão e posterior laudo sobre as causas do acidente.

O perito chefe afirmou ainda que falta analisar algumas peças, mas são “coisas simples” e o trabalho pericial em campo estará totalmente concluído entre hoje e segunda-feira. O Instituto de Criminalística apreendeu para exames duas peças do freio, uma delas  (pit stop) que foi levada para a sede da Polícia Científica onde serão realizados novos testes.

O perito chefe disse que com os exames realizados, a tese do motorista Alessandro Moreira de Oliveira, de que o veículo estava com pane no sistema de freios pode estar correta. O motorista prestou depoimento anteontem na Polícia Civil.

O acidente aconteceu na terça-feira, quando o ônibus da Viba circulou por mais de um quilômetro sem conseguir frear, atingiu veículos e causou a morte de duas pessoas. Seis outras ficaram feridas e até anteontem duas das vítimas estão internadas na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa de Misericórdia de Santa Bárbara.

Original em: http://www.oliberalnet.com.br

 

Leave a Reply