Rede de Ensino à Distância capacita quase 70 mil profissionais da segurança

Da Redação

A Rede Nacional de Ensino à Distância (EAD), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), está há seis anos qualificando os profissionais da Segurança Pública em Mato Grosso. De 2006 a 2012, foram capacitados 69.604 policiais civis e militares, bombeiros, agentes penitenciários e peritos nos cursos oferecidos pelo programa.

Desse total, 25.172 foram policiais militares, 17.883 policiais civis, 3.534 bombeiros e 2.970 profissionais da Pericia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e 3.483 servidores administrativos da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

O curso de Direitos Humanos foi a capacitação mais procurada pelos profissionais de Segurança Pública do Mato Grosso, com 2.975 participantes, seguido por Crimes Ambientais (2.563), Redação Técnica (2.103), Violência, Criminalidade e Prevenção (2.106), Gerenciamento de Crise (1.983), Espanhol Básico (1.776) e Uso Progressivo da Força com (1.771).

Diretos Humanos, Violência, Criminalidade e Prevenção e Redação Técnica foram os cursos com a maior participação de policiais militares. Os policiais civis se inscreveram mais nas capacitações de Investigação Criminal, Crimes Ambientais e Busca e Apreensão.

Os bombeiros optaram pelos cursos de Emergencista Pré Hospitalar, Crimes Ambientais e Intervenção em emergências com produtos perigosos. Já os profissionais da Politec participaram mais dos cursos de Local de Crime: Isolamento e Preservação, Papiloscopista e Crimes Ambientais.

Em 2013, a Rede EAD contabilizou 8.942 profissionais mato-grossenses inscritos no primeiro ciclo do programa, que trouxe dois novos cursos para o servidores: Balística Forense Aplicada e Investigação de Homicídios 2. “No próximo ciclo também teremos novos cursos: Prevenção da Letalidade de Crianças e Adolescentes; Segurança contra incêndio e pânico e Inglês 2”, informou o coordenador estadual da Rede EAD, Zuilton Braz Marcelino.

A Rede Nacional de Educação a Distância é uma escola virtual destinada aos profissionais de segurança pública em todo o Brasil, que tem como objetivo viabilizar o acesso desses profissionais à capacitação continuada, independentemente das limitações geográficas e considerando as peculiaridades institucionais existentes. Equipes especializadas de educadores, conteudistas e pedagogos, conhecedores dos temas e das questões afetas à segurança pública elaboram e acompanham o desenvolvimento e a implantação de todas as etapas do processo educacional.

Original em: http://www.odocumento.com.br

Leave a Reply