Estado de São Paulo ganha 76 novos peritos criminais

O Estado de São Paulo acaba de ganhar mais 76 peritos criminais de 3ª classe que vão atuar em unidades do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Técnico-Científica.

Desse total, 12 serão destinados para a Capital e mais 12 para a Região Metropolitana de São Paulo. Os outros 52 atuarão em núcleos de perícias criminalísticas de 11 regiões do interior: Araçatuba (6), Araraquara (3), Bauru (4), Campinas (10), Marília (4), Presidente Prudente (6), Ribeirão Preto (2), São José dos Campos (6), São José do Rio Preto (4), Santos (4) e Sorocaba (3).

A contratação faz parte do programa São Paulo Contra o Crime, que foi lançado em maio do ano passado pelo governador Geraldo Alckmin. A iniciativa prevê a contratação de 3.981 novos policiais civis e técnico-científicos, na maior contratação já feita na história das duas instituições.

No total, são 160 novos peritos desde o início deste ano, pois outros 84 foram classificados em fevereiro [pôr link].

Os 76 peritos criminais, aprovados em concurso público, passaram por três meses de curso de formação na Academia de Polícia Civil Dr. Coriolano Nogueira Cobra (Acadepol).

O perito criminal realiza levantamentos em locais de crime, pesquisas e variados tipos de exames. Os laudos produzidos pelo profissional fornecem elementos e provas técnicas e científicas a inquéritos policiais, ajudando no esclarecimento de crimes.

Além das últimas contratações, está em andamento um concurso para peritos criminais com 447 vagas em aberto. Com isso, serão 607 novos peritos no Estado de São Paulo.

SP Contra o Crime

Na Polícia Civil, serão contratados 1.384 investigadores, 788 escrivães e 129 delegados. Outros oito concursos abertos ainda vão selecionar peritos criminais (447), médicos legistas (140), técnicos de laboratório (84), fotógrafos técnico-periciais (120), desenhistas técnico-periciais (55), atendentes de necrotério (89), auxiliares de necropsia (145) e auxiliares administrativos (600).

O investimento anual do Governo do Estado com as contratações será de R$ 305 milhões.

Original em: http://www.portalnovidade.com.br

34 comments to Estado de São Paulo ganha 76 novos peritos criminais

Leave a Reply