SSP/SE garante bom funcionamento no setor de perícia

Assessoria diz que novos equipamentos foram adquiridos

A assessoria de Comunicação da Secretaria de Segurança Pública informou na tarde de sexta-feira, 23, que o prédio do Instituto Médico Legal (IML/SE), passou recentemente por mudanças significativas visando o melhor atendimento ao público. “Salas foram climatizadas, novos equipamentos, tanto na parte de mobiliário quanto de informática, foram adquiridos; além da aquisição de novos instrumentos para a coleta de materiais para a realização de exames, tudo isso com o intuito de obter maior celeridade na conclusão dos laudos”, destaca.

E sobre a falta de insumos para a atividade laborativa, como luvas, máscaras e serras, a assessoria informou que os materiais estão sendo repassados semanalmente para as unidades, e que a quantidade disponibilizada tem suprido a demanda dos servidores. Sobre as reclamações feitas por peritos durante audiência pública realizada nesta quinta-feira, 22, pela Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa de Sergipe, a assessoria de Comunicação esclareceu que “no que diz respeito ao quadro de profissionais que atuam no IML, logo no início deste ano, a Secretaria de Segurança Pública, preocupada em tentar suprir a demanda da Unidade no que concerne à perícia de cadáveres, exames de corpo de delito em pessoas vivas, além da coleta de material para subsidiar os laudos confeccionados pelos médicos legistas, deu posse a novos servidores aprovados no último concurso, conforme previsto no edital do certame”.

“Vale ressaltar que o Governo do Estado, visando modernizar toda a estrutura das unidades que compõem a Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp), e isso inclui o Instituto Médico Legal, Instituto de Criminalística, Instituto de Identificação e Análise Criminal e Pesquisa Forense, está investindo R$ 31.757.734,01 em projetos já executados, em processo de execução e para serem postos em execução ainda este ano. Inclusive, sobre o processo de modernização, recentemente foi adquirido um moderno aparelho de Raio X que está sendo instalado nas dependências do IML. Além disso, atualmente, o instituto está trabalhando com dois aparelhos portáteis”, enfatiza.

E acrescenta que “quanto ao IAPF, já está sendo erguido dentro do SergipeTec, vizinho à Universidade Federal de Sergipe (UFS), o novo prédio onde irá funcionar. Toda a estrutura contará com equipamentos de informática, mobília, produtos utilizados nos laboratórios, veículos, reagentes, equipamentos para a Criminalística e para a montagem de sete laboratórios (DNA e Toxicologia, Perícia Forense, Química Legal, Entomologia, Informática, Fonética e Biologia), tudo isso visando colocar a perícia de Sergipe em igualdade com as melhores perícias do Brasil”.

Por: Aldaci de Souza

Original em: http://www.infonet.com.br

Leave a Reply