Posto do IGP em Santa Cruz terá quatro peritos

Reunião ocorreu na manhã desta terça-feira, 3

Reunião ocorreu na manhã desta terça-feira, 3

Uma reunião na manhã desta terça-feira, 3, definiu os últimos detalhes para a instalação da unidade do Instituto Geral de Perícias (IGP) em Santa Cruz do Sul. O encontro do Gabinete de Gestão Integrada Municipal teve como pauta principal a unidade do IGP, com a detalhação dos últimos passos para conclusão da instalação, que vai ocorrer no Centro Integrado de Segurança Pública e Cidadania, no Bairro Arroio Grande.

O Posto de Criminalística do IGP deve evitar a demora da perícia em casos urgentes, conforme a diretora do Departamento de Perícias do Interior e perita criminal, Marília da Costa Ribas. “O posto vai trazer bastante beneficio para Santa Cruz e os municípios vizinhos na questão de pronto-atendimento. São aqueles casos que envolvem vítimas, como suicídios e acidentes de trânsito, onde nós queremos evitar o sofrimento dos familiares e a exposição da vítima.”

Hoje, os peritos precisam vir de Santa Maria para a realização da perícia nos municípios da região. Muitas vezes, este serviço demora por questões de logística. A instalação da unidade em Santa Cruz deve resolver o problema. “Possibilita também uma maior rapidez de investigação e conclusão de casos pela polícia”, ressaltou Marília, em entrevista à Rádio Gazeta.

Na unidade santa-cruzense deverão atuar quatro peritos, além de outros profissionais que fazem parte do atendimento, como papiloscopistas e fotógrafos. Dos quatro peritos, três devem ingressar através do concurso público realizado pelo órgão – passando por curso de formação para a função; o outro perito deve ser um profissional experiente.

O atendimento na unidade do IGP será realizado 24 horas por dia, todos os dias da semana, ininterruptamente. Por esta razão é necessário um número mínimo de profissionais, que atuam em regime de plantões. Além dos serviços de pronto-atendimento, os profissionais devem trabalhar em outras perícias, como as agendadas.

“Nos próximos meses nós temos a conclusão da obra de adequação do último pavimento do Centro Integrado para que possa ser acolhido o Posto de Criminalística e também a nomeação e consequente treinamento destes novos profissionais que virão para Santa Cruz do Sul”, relatou a diretora do Departamento de Perícias do Interior. Somente em 2017, o IGP foi acionado à Santa Cruz do Sul para 78 atendimentos, número que expressa a demanda da comunidade santa-cruzense pela disponibilidade do serviço.

“O IGP atende uma demanda muito antiga da comunidade regional”, confirmou o coordenador do Gabinete e secretário de Segurança, Henrique Hermany. Após a finalização das obras no Centro Integrado, a instalação deve ocorrer sem impasses. “No segundo semestre de 2018 vamos realmente conseguir concretizar, eu diria, este sonho da comunidade.”

Original em: http://www.gaz.com.br

Por: Redação Portal Gaz

1 comment to Posto do IGP em Santa Cruz terá quatro peritos

Leave a Reply